Conhecer as normas de gestão ABNT NBR ISO’s aplicadas ao segmento da sua empresa é a etapa inicial.
A ISO possui inúmeras normas de gestão, algumas podem ser aplicadas a qualquer tipo de organização, independente do seu segmento, e outras são bem específicas de acordo com o mercado atendido.
Abaixo listamos alguns exemplos.
Normas gerais de Sistemas de Gestão
• ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade.
• ABNT NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental.
• ABNT NBR ISO 45001 – Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (desenvolvida com o objetivo de substituir a OHSAS 18001).
• ABNT NBR 16001:2012 – Responsabilidade social — Sistema de gestão — Requisitos.
Normas específicas de Sistemas de Gestão
• ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013 – Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Sistemas de gestão da segurança da informação — Requisitos.
• ABNT NBR ISO 22000:2018 – Sistemas de gestão de segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos.
•ABNT NBR ISO ISO 21101:2014 – Turismo de aventura — Sistemas de gestão da segurança — Requisitos.
No site da ABNT (https://www.abntcatalogo.com.br) você consegue realizar uma busca para encontrar as normas aplicáveis ao seu setor.
Primeiro, verifique junto a sua organização se você tem acesso às normas pelo site da ABNT ou se estão disponíveis fisicamente. Caso negativo é possível fazer uma consulta prévia (visualização) pelo próprio site para identificar as normas aplicadas.
Uma vez que as normas são identificadas e adquiridas, você deve realizar a leitura e a interpretação das normas aplicadas para começar a se familiarizar com os requisitos. Nesta etapa é possível, por exemplo, identificar superficialmente os diversos processos dentro da sua organização que estão voltados para a Gestão Ambiental (SGA), Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST), Gestão da Responsabilidade Social (SGRS), Gestão de Qualidade (SGQ) e outro específico, para tratar em um segundo plano de uma forma unificada.
Curiosidades:
• A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização não governamental composta por institutos de normalização de diferentes países, que tem como objetivo desenvolver acordos técnicos com padrões universais de uma determinada tecnologia, que denominamos de normas ISO. As normas são adotadas voluntariamente pelas organizações que enxergam benefício no seu uso. O representante do Brasil na ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
• Para normas revisadas é adotado o padrão do Anexo SL (que facilita a integração das normas do sistema de gestão). De acordo com esta padronização, as normas possuem uma mesma estrutura organizada em 10 requisitos.
Lembrem-se as normas são diretrizes para as boas práticas e não necessariamente a organização precisa de uma certificação.
Depois deste primeiro passo, podemos destacar outros pontos importantes a serem considerados na implementação do SGI, são eles: