O Diagrama de Causa e Efeito é uma das ferramentas da Qualidade e tem como objetivo representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”. Essa ferramenta é utilizada para identificar, organizar, classificar, registrar e apresentar graficamente as causas potenciais de um determinado efeito, que são agrupadas a partir de um brainstorming. Para saber mais sobre o Diagrama de Causa e Efeito leia o nosso blog!

Diagrama de Causa e Efeito

O que é?
O Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Espinha de Peixe, é uma das ferramentas da Qualidade e tem como objetivo representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”. Pelo seu formato lembrar uma espinha de peixe, ele é bastante conhecido por esse nome.

A ferramenta é utilizada para identificar, organizar, classificar, registrar e apresentar graficamente as causas potenciais de um determinado efeito, que são agrupadas por categorias a partir de um brainstorming realizado por um grupo de pessoas que participam e contribuem elencando estas causas.

O Brainstorming com uma equipe multidisciplinar incentiva o levantamento de diversas ideias que poderiam ser esquecidas, e traz como benefício uma análise mais completa do efeito a ser avaliado, a identificação das causas potenciais e a melhora dos processos.

Representação do Diagrama

Conceituando as palavras chaves do Diagrama de Causa e Efeito:
Efeito: Aquilo que é produzido por uma causa, ou seja, um resultado ou uma conseqüência. Um efeito pode ser um problema ou uma oportunidade de melhoria que será avaliado. Deve ser inserido à direita do diagrama.  Lembre-se de descrever o efeito com clareza.

Causa: origem, motivo ou razão de algo.

Causas primárias: São aquelas que influenciam diretamente o efeito e por isso são classificadas como primárias. São causas de primeiro nível que agrupam as subcausas.

Causas secundárias: São aquelas que influenciam diretamente as causas primárias. Seguindo essa mesma lógica, podemos ter causas terciárias, quaternárias, etc.

Categorias: O uso de categorias no diagrama é importante para que possamos enxergar de maneira mais fácil tanto causas relacionadas, como áreas que necessitam de maior atenção. As mais utilizadas são identificadas como (6Ms): Método, Mão de Obra, Material, Máquina, Meio Ambiente, Medição. Dependendo do problema, podemos usar outras categorias.

A tabela abaixo mostra as características dos 6Ms e algumas indagações para auxílio na construção do diagrama:

Quando aplicar o diagrama?
Pode ser aplicado para analisar as causas do problema e também pode ser útil para projetos de melhoria e até mesmo para gestão de riscos.

É uma ferramenta muito utilizada para facilitar a identificação visual das fontes do problema, para simplificar a análise de causa e encontrar a causa-raiz do problema.

Como fazer o diagrama de causa e efeito?

1 Forme uma equipe multidisciplinar;

2 Defina de forma clara o problema que deve ser resolvido (Efeito) e escreva ele no canto direito da folha ou quadro;

3 Decida sobre quais categorias você irá utilizar e desenhe a Espinha de Peixe com as CATEGORIAS e com espaços para escrever as CAUSAS;
Nota: Definimos acima os 6Ms como: Máquina, Materiais, Mão de obra, Meio-ambiente, Método e Medição. Mas nem sempre essas categorias vão encaixar na sua realidade. Fique a vontade para customizar o modelo de acordo com suas necessidades.

4 Promova um Brainstorming (“chuva de idéias”) com a equipe para levantar as ideias/ prováveis causas que estão gerando o problema. Faça a Pergunta: “Por que este problema aconteceu? ”

5 Relacione as ideias/causas do problema por categorias (6Ms). É hora de desenhar as linhas adicionais para cima e para baixo com o formato da espinha de peixe, colocando as ideias/causas do problema de acordo com a categoria já descrita. Essas são as causas primárias;
Nota: Nem sempre serão utilizadas todas as categorias. Se este for o caso, avalie a necessidade de mais uma rodada de brainstorming ou confirme se o levantamento foi suficiente.

6 Se o número de causas levantadas for muito grande, você pode priorizar as mais relevantes. Seja através de uma matriz de priorização ou de uma sistemática de votação entre a equipe;

7 Aprofunde-se nas causas analisando-as e definindo as subcausas. Nesta etapa você pode utilizar a ferramenta dos 5 porquês para identificar as causas secundárias, terciárias, etc e chegar até a(s) causa(s) raiz(es). Faça a pergunta “Por que essa causa aconteceu? ” quantas vezes for necessário. É hora de desenhar as linhas adicionais  às linhas que você adicionou, essas são as causas secundárias, terciárias, etc;

8 Faça uma análise completa das informações para validar as causas. Lembre-se que o diagrama realiza o levantamento de causas POTENCIAIS, ou seja, você precisa comprová-las através de fatos e dados;

9 Com o diagrama de Causa e Efeito desenhado e totalmente preenchido, é hora de trabalhar na solução das causas validadas. E para isso pode-se utilizar outras ferramentas da qualidade.

Dicas para uso da Ferramenta do Diagrama de Causa e Efeito.

• Selecione pessoas organizadas para conduzir as reuniões e organizar o diagrama de causa e efeito;

• Selecione uma equipe multidisciplinar para as reuniões;

• Descreve o Efeito (Problema) com clareza. Lembre-se, as ideias e causas serão apresentadas a partir deste contexto;

• Reserve um tempo para analisar todo o diagrama, seja no momento em seguida a construção do mesmo ou em outro dia oportuno; 

• Lembre-se que as causas levantadas inicialmente são primárias, para chegarmos as causas raízes é preciso se aprofundar;

• Não se esqueça também da validação das causas através de fatos e dados.

Podemos concluir que o diagrama de causa e efeito auxilia na organização de ideias e captura a percepção das pessoas através de uma representação visual, organizada e precisa, que facilita o seu entendimento, sendo uma ferramenta valiosa para identificar as causas dos problemas e permitir melhorias para determinados projetos. 

 

 

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