Cada funcionário é parte do SGI, independente do seu nível hierárquico dentro da organização. E fazer parte, é conhecer os objetivos, metas, processos, política da sua organização e enxergar, dentro das suas atividades, o COMO FAZER ACONTECER, se sentindo integrante neste contexto, buscando sempre a melhoria contínua dos processos em que está envolvido.

SGI, de quem é a responsabilidade?

Não é raro, que ao iniciar um processo de implementação de um Sistema de Gestão Integrado , questões relacionadas a papéis e responsabilidades venha a tona. Mas então de quem é a responsabilidade do SGI?

Para entender a responsabilidade do SGI, costumamos falar de 3 principais pontos:

1 A alta direção;

2 O(s) especialista(s) do SGI, seja ele composto por uma ou mais pessoas designadas;

3 Todos os colaboradores.

A Alta direção

A alta direção é citada nas normas de sistema de gestão como pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no nível mais alto. Isso porque, é a alta direção que tem o poder de delegar autoridade, promover recursos na organização e garantir que o Sistema de Gestão Integrado esteja alinhado com o planejamento estratégico da organização.

Portanto, a alta direção deve ser requerida e estar comprometida, pois implica dizer que há um ou mais gestores com a responsabilidade e autoridade geral para assegurar que o sistema de gestão funcione. O(s) representante(s) da alta direção não precisa(m) fazer tudo, mas cabe a ele(s) dizer: “A RESPONSABILIDADE É MINHA”.

O(s) especialista(s) do SGI

Os especialistas do SGI são aqueles que possuem uma visão mais detalhada sobre as ferramentas e metodologias utilizadas, tanto da implementação quanto na revisão e manutenção do sistema de gestão e servem como apoio a alta direção.

Eles são importantes para garantir:

• Padronização do SGI: aqui não significa a burocratização de documentos, como o setor era comumente conhecido. E sim, a busca para tornar os processos mais consistentes, através da análise dos processos, e como facilitar e torná-los mais eficazes com o apoio dos funcionários de cada setor da organização.

• Realização de auditorias do SGI: para avaliar a eficiência do SGI e a melhoria contínua dos seus processos.

• Promover a cultura de conscientização de todos os colaboradores.

Todos os Colaboradores

Este tópico, podemos dizer que é o mais desafiador. Cada funcionário é parte do SGI, independente do seu nível hierárquico dentro da organização. E fazer parte, é conhecer os objetivos, metas, processos, política da sua organização e enxergar, dentro das suas atividades, o COMO FAZER ACONTECER, se sentindo integrante neste contexto, buscando sempre a melhoria contínua dos processos em que está envolvido.

Devemos pensar em cada uma dessas partes como uma engrenagem, onde nenhuma delas, trabalhando isoladamente, conseguirá implementar um SGI sustentável. Significa dizer que os esforços devem ser somados e integrados, partindo pela alta direção, sendo suportado pelo setor de SGI e executado por todos os colaboradores. Porque um SGI de excelência é e sempre será RESPONSABILIDADE DE TODOS!

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