Green Belt Lean & Six Sigma
Objetivo
Green Belts são profissionais de Lean & Six Sigma que trabalham em estreita colaboração com os Black Belts, responsáveis por realizar a maior parte da coleta de dados de Lean & Six Sigma. Como essa metodologia é de natureza altamente estatística, é de extrema importância começar com um conjunto completo de dados bons e precisos. Green Belts geralmente são funcionários de uma empresa Six Sigma que também têm outras responsabilidades diárias no âmbito dessa empresa.
Ocasionalmente, um Green Belt também pode desempenhar papéis de liderança menores dentro de uma equipe Lean & Six Sigma, especialmente para projetos de menor escala. Eles são instruídos sobre o uso correto das Ferramentas Lean & Six Sigma e as empregam sob a direção de um Líder do Projeto Black Belt.
O treinamento faz uso de exercícios práticos e estudos de caso.
Pré-requisitos
Não há pré-requisito.
É recomendado o conhecimento de estatística básica (cálculo de média, moda,
mediana e porcentagem).
Público Alvo
Profissionais de todas as áreas de atuação que visão uma capacitação básica em Lean & Six Sigma para execução de projetos DMAIC dentro da organização.
Resumo do Conteúdo
O que é o Six Sigma
História Geral do Six Sigma & Melhoria contínua
Conceitos básicos do Six Sigma
Conceitos do Lean
Entendendo o Lean
História do Lean
Lean & Six Sigma
Os oito desperdícios
5S
Outros processos de melhoria e métodos de qualidade
Os entregáveis de projetos Lean & Six Sigma
Visão Geral do DMAIC
Construindo uma equipe Lean & Six Sigma
Funções dos membros da equipe Cronologias, agendamento e marcos
Linha do tempo baseada em fases
Reuniões de Marco
Definição das Medidas de sucesso
Abordagem do problema
A estratégia de solução de problema Y = f(x)
Definições de processo
Qualidade
Seleção de Projetos
Voz do Cliente, do negócio e dos colaboradores
Críticos para a Qualidade (CTQ’s)
Custo da não qualidade (COPQ)
Diagrama Pareto (regra 80:20)
SIPOC
Construção de uma carta de projeto (Project Charter)
Desenvolvendo métricas do projeto
Detalhamento de uma carta de Projetos
Regras básicas do projeto
Análise das partes interessadas
Definir lista de verificação dos marcos da etapa de definição
Métricas Básicas do Six Sigma (DPU, DPMO, FTY, RTY Cycle Time)
Análise de modos e efeitos de falha (FMEA)
Coletando dados
Dados contínuos versus dados discretos
Níveis de dados
Escolhendo os melhores sistemas de medição
Análise do sistema de medição – Medição do R&R
Coletando dados
Calculando a de linha de base
Definir lista de verificação dos marcos da etapa de medição
Análise de causa raiz
Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe)
Matriz de verificação de causa raiz
Análise Gráfica
Análise Estatística
Definir lista de verificação dos marcos de etapa de análise
Matriz de Seleção de Soluções
Análise de custo – benefício
Aplicando uma solução Piloto
Implementação do planejamento
Documentação
Treinamento
Transição
Definir lista de verificação dos marcos da etapa de melhoria
Revisão do FMEA
Criação de um plano de controle
Gerenciamento visual
Gráficos de Controle Estatístico de Processos (CEP)
Controle versus capacidade
Celebração e reflexão da equipe
Definir lista de verificação dos marcos da etapa de controle
Distribuição Normal
Correlação e Regressão
Teste de hipóteses
Tamanho de amostras
Gráficos de Controle
*O conteúdo programático deste treinamento segue o “BodyofKnowledge” tanto do CSSC
(The Council for Six Sigma Certification) quanto da ASQ (American Society for Quality)