Melhoria Contínua é uma cultura de trabalho adotada com o objetivo de atingir resultados cada vez melhores e de forma contínua, como a próprio termo em questão. Ou seja, é a busca incessante de melhorar o produto ou serviço, ou mesmo os processos internos da organização com foco no cliente, minimizando desperdícios e desenvolvendo atividades que agreguem mais valor ao consumidor final.

O que é melhoria contínua e seus benefícios?

Melhoria Contínua é uma cultura de trabalho adotada com o objetivo de atingir resultados cada vez melhores e de forma contínua, como a próprio termo em questão. Ou seja, é a busca incessante de melhorar o produto ou serviço, ou mesmo os processos internos da organização com foco no cliente, minimizando desperdícios e desenvolvendo atividades que agreguem mais valor ao consumidor final.

Por que melhorar continuamente?

Para nos mantermos no mesmo patamar onde nos encontramos, precisamos melhorar, em média, entre 2 e 5% todos os anos. Melhorar continuamente é, portanto, essencial tanto para profissionais que desejam se manter no mercado de trabalho quanto para organizações que visam a sustentabilidade no longo prazo.

7 Benefícios que a metodologia de melhoria contínua traz: 

– Diminuição de custos;

– Maior confiabilidade perante o cliente;

 – Evita retrabalhos;

– Maior agilidade nos processos;

– Aumento da eficiência; 

– Minimizar os desperdícios nos processos;

– Vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Pensamento da Melhoria contínua

A cultura de melhoria contínua envolve um pensamento muito simples:

Embora simples no pensamento, a execução nem sempre ocorre com tanta facilidade. E um dos fatores que contribui para que isso aconteça é que vivenciar a melhoria contínua significa buscar oportunidades em TUDO o que fazemos DIARIAMENTE e, como seres humanos, temos a tendência de permanecer em nossa zona de conforto. Mudanças são difíceis e muitos de nós ainda não encaram fracassos e feedbacks como oportunidades de melhoria.

A boa notícia é que hábitos podem ser construídos e nos “forçar” a mudar alguma coisa todos os dias e pode nos trazer muitos benefícios. Lembra do ditado popular “de grão em grão a galinha enche o papo”? Ele diz muito sobre esse conceito. Uma vez que buscamos uma melhoria por dia nos acostumamos a mudanças e treinamos o nosso olhar para enxergar oportunidades que irão nos permitir planejar grandes projetos que proporcionam benefícios ainda maiores em um espaço de tempo mais curto.

Abordagens da Melhoria Contínua:

1. Pequenas melhorias diárias que nos permitem trabalhar a cultura, nos acostumar com a mudança, resolver problemas simples e ter pequenos ganhos que somados trazem grandes resultados.

Aqui podemos incluir ações simples que não requerem muito tempo, esforço e investimento e, normalmente, podem ser realizadas por uma única pessoa ou uma equipe pequena. Por exemplo, a marcação de um mostrador para indicar de maneira mais fácil que é necessário completar o nível do óleo do equipamento, evitando paradas não programadas ou quebra do equipamento.

2. Grandes projetos que são responsáveis por ganhos de desempenho mais altos em espaços de tempo mais curtos e requerem um maior esforço para alcançar mudanças mais disruptivas.

Neste caso são incluídos projetos ou soluções de problemas que requerem um planejamento ou até mesmo investimento. Como, por exemplo, projetos de inovação, desenvolvimento de produtos e soluções de problemas que requerem uma análise mais aprofundada.

Principais ferramentas e metodologias

Para suportar as abordagens citadas e garantir resultados sustentáveis, existe uma série de ferramentas e metodologias. Vamos citar algumas que entendemos serem as principais:

Lean: uma FILOSOFIA de gestão inspirada no sistema Toyota de produção que tem como foco a otimização dos processos voltados para a excelência operacional e redução de desperdícios. Nas indústrias esta filosofia é chamada de Lean Manufacturing, ou sistema enxuto de produção.

Seis Sigma: Metodologia baseada em conceitos estatísticos que entendem que as variações dos processos podem trazer oportunidades para erros e por consequência gerar defeitos. Ou seja, trabalhar na redução da variação implica em menores custos para as empresas e melhoria no índice de satisfação de clientes.

PDCA:  Também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, é uma importante ferramenta de gestão composta por 4 etapas: Planejar (do inglês Plan); Fazer (Do inglês Do); Checar (do inglês Check) e Agir ( do inglês Act). A abordagem do PDCA tem inúmeras funcionalidades: Melhoria de processos, elaboração de projetos, estruturação de sistemas de gestão, solução de problemas e muitas outras.

Ferramentas da Qualidade: Conjunto de inúmeras metodologias e atividades utilizadas para identificar, priorizar, analisar e solucionar problemas de maneira estruturada sempre orientada para a melhoria do desempenho dos processos.

Metodologia ágil: Conjunto de métodos que tem por finalidade agilizar a execução e entrega de projetos. Iniciada com o desenvolvimento de softwares e expandida para diferentes áreas de atuação.

Independente da escolha ou combinação de métodos e ferramentas que serão utilizados pela organização, o importante é entender que a melhoria contínua precisa ser estabelecida como cultura e entendida como uma jornada, como qualquer jornada ela começa com o primeiro passo.

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