5 dicas para controlar e gerenciar as condicionantes de Licença:
Dica 1: Faça a leitura e interpretação das condicionantes da Licença.
Importante entender e analisar cada obrigação descrita e verificar quais são as ações de implementação para o cumprimento dessas condicionantes ou, mesmo se você já possui dentro do seu sistema de gestão, um processo já implementado que atenda àquela condicionante em questão.
- – Planeje as ações para o cumprimento de cada condicionante da Licença ou valide o processo já existente.
-
Dica 2: Organize com antecedência as condicionantes de sua licença ambiental e a documentação, quando aplicável.
Neste tópico, você pode utilizar uma planilha em excel, simples ou com formatação condicional (para facilitar a visualização em relação a situações com prazos definidos) ou contar com um software online de gestão para o monitoramento das condicionantes da licença.
- – Defina o processo de controle das condicionantes de licença: planilha, software ou outro existente na sua organização ou que você tenha mais familiaridade.
- – Descreva e organize as condicionantes da sua licença.
- – Correlacione o processo ou documento existente que evidencie (comprove) determinada(s) condicionante(s).
-
Dica 3: Defina as ações/atividades necessárias e prazos, quando aplicável, para cada condicionante da Licença.
- – Implemente as ações planejadas e estabeleça, quando aplicável, a periodicidade de execução destas conforme definido na condicionante.
- – Correlacione o processo, documento ou as ações de controle para cada condicionante da licença.
-
Dica 4: Defina os responsáveis pelas ações e pelo atendimento de cada condicionante.
Atenção! Esta dica é fundamental, pois se não temos responsáveis, a probabilidade de sucesso é muito baixa! E, em geral, a falta de responsável só é identificada quando da realização de uma auditoria ou mesmo quando da solicitação do órgão ambiental.
Com essas 4 dicas acima, você controla e organiza os documentos, os prazos e vencimentos das condicionantes e da licença, assim como verifica o status e histórico de cada condicionante.
Dica 5: Estabeleça uma periodicidade para avaliação de atendimento às condicionantes da Licença.
Defina uma periodicidade para análise das evidências e realize o controle e verificação deste atendimento.
Dica Adicional: Assim como a licença ambiental e suas condicionantes precisam ser gerenciadas e controladas, você pode utilizar a mesma metodologia para os demais documentos ambientais: outorgas, termos de ajustamento de conduta, manejo florestal, etc.
Em Resumo!
Fazer a gestão das condicionantes ambientais precisa estar presente e integrar a sistemática da organização, seja no planejamento estratégico, na política ambiental e na missão, visão e valores da empresa. Além de ser uma obrigação legal, garante a continuidade da atividade da organização.