MASP é a abreviação de Método de Análise e Solução de Problemas. Podemos definir método como uma sequência lógica de etapas para atingir um objetivo. No caso da solução de problemas este método é o MASP, que é composto por 8 etapas que visam estruturar a forma como identificamos, priorizamos, analisamos e solucionamos os problemas.

Conheça o MASP com aplicação das Ferramentas da Qualidade

O que é e porque conhecer o MASP?
MASP é a abreviação de Método de Análise e Solução de Problemas.

Podemos definir método como uma sequência lógica de etapas para atingir um objetivo.

No caso da solução de problemas este método é o MASP, que é composto por 8 etapas que visam estruturar a forma como identificamos, priorizamos, analisamos e solucionamos os problemas. São elas:

  • Identificação: Esta é a etapa onde o problema é identificado, priorizado e claramente definido.
  • Observação: O objetivo deste item é verificar as características do problema. Aqui também é possível estabelecer ações imediatas para conter o problema e evitar que o mesmo se agrave.
  • Análise: Esta é a fase responsável pela identificação das causas raízes do problema.
  • Plano de ação: Este passo estabelece e planeja as soluções para eliminar as causas do problema.
  • Ação: Nesta etapa as ações são executadas conforme o planejado.
  • Verificação: O objetivo aqui é verificar se o que foi executado atingiu o objetivo planejado. Caso negativo, deve ser estabelecido ações para corrigir os desvios, voltando a etapa 2.
  • Padronização: Uma vez que o problema foi solucionado, é chegada à hora de estabelecer processos que sustentem as ações implementadas. Para isso, padronizamos.
  • Conclusão: Esta é a etapa que avaliamos todo o processo de solução de problemas para conseguir verificar as lições aprendidas. Também é possível avaliar a abrangência das soluções propostas, ou seja, se elas podem ser utilizadas como forma de prevenção em processos semelhantes.

O MASP e o PDCA:
Se analisarmos bem as etapas descritas acima do MASP, conseguimos fazer facilmente uma correlação com o ciclo PDCA. Isto ocorre porque o PDCA pode ser encarado como a base da melhoria contínua nas organizações e, solucionar problemas é parte integrante do processo de melhoria.

Nota: O PDCA, também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart,é uma importante ferramenta de gestão composta por 4 etapas: Planejar (do inglês Plan); Fazer (do inglês Do); Checar (do inglês Check) e Agir ( do inglês Act). A abordagem do PDCA, além da funcionalidade de solução de problemas, tem inúmeras outras aplicações como: Melhoria de processos, elaboração de projetos, estruturação de sistemas de gestão, dentre outras.

O MASP e as Ferramentas da Qualidade:
Agora que você já conhece o MASP e suas 8 etapas é importante unir a metodologia com as ferramentas corretas, para isso utilizamos as ferramentas da qualidade (não deixe de ler o nosso blog sobre as ferramentas da qualidade para saber mais).
Para facilitar o seu trabalho, apresentamos uma tabela com as principais ferramentas da qualidade aplicadas a cada etapa do MASP:

Lembre-se de percorrer todas as etapas do MASP, selecionando a(s) ferramenta(s) que você entenda ser(em) a(s) mais apropriada(s) para o seu caso e, vá em frente para a solução do problema.

Através desta prática, você será capaz de propor soluções assertivas e sustentáveis para os problemas dentro do seu ambiente de trabalho. O uso de uma metodologia permite a varredura de todas as etapas para a solução do problema, trazendo uma maior confiabilidade no resultado final.

Solucionar os problemas de forma eficiente é o que diferencia organizações que vivem no modo de “apagar incêndios” daquelas que conseguem trabalhar nas melhorias e ter desempenhos cada vez maiores. Então não espere mais, use o MASP!

Compartilhe:

Mais posts:

O que é melhoria contínua e seus benefícios?

Melhoria Contínua é uma cultura de trabalho adotada com o objetivo de atingir resultados cada vez melhores e de forma contínua, como a próprio termo em questão. Ou seja, é a busca incessante de melhorar o produto ou serviço, ou mesmo os processos internos da organização com foco no cliente, minimizando desperdícios e desenvolvendo atividades que agreguem mais valor ao consumidor final.

Como elaborar o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)

O PGRS tem como principal objetivo implementar um procedimento adequado para o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

O que é o 5S?

Ou seja, como a filosofia 5S trabalha a disciplina na organização através de ferramentas simples que trazem muitas mudanças nos comportamentos, uma implementação bem sucedida pode ser a base para muitas outras ações dentro da empresa.
Além disso, um Programa 5S trás inúmeros benefícios que vão além do aumento na produtividade.

Contrate a DML

Confira nossos cursos e Consultoria técnica
PADRÃO DML

Se Inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro do melhor conteúdo que a DML pode te oferecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *